sábado, 26 de abril de 2014

Fabio Oliveira Nunes





FÁBIO OLIVEIRA NUNES é artista multimídia, designer digital e professor universitário, atuando entre outras áreas, nos estudos de hipermídia, web arte, arte mídia e poéticas da visualidade. Um dos seus estudos mais importantes é WEB ARTE NO BRASIL, realizado a partir de 1999 e atualmente dedica-se à pesquisa da arte tecnológica crítica. 

É Doutor em Artes na Escola de Comunicações e Artes da USP, Mestre em Multimeios (Multimídia) na UNICAMP e Bacharel em Artes Plásticas na UNESP 
.

TRAJETÓRIA
Desde 1998, Fábio Oliveira Nunes (ou Fabio FON) desenvolve experimentações em computação gráfica e web arte, em projetos comerciais e de arte. Em 1998, produziu o site Busarte, um repositório de experimentações artísticas para a web; em 1999, elaborou o site ONOS, onde utilizando a Tecnologia Flash, simula um sistema operacional com licenças poéticas e ruídos de informação; entre 1999 e 2004, trabalhou em interfaces unicamente sonoras em diversas versões dos trabalhos Casa Escura e Cabra Cega.
No decorrer de 2000 conclui o Bacharelado em Artes Plásticas no Instituto de Artes da UNESP (Universidade Estadual Paulista), em São Paulo, tendo como trabalho de conclusão, “Web Arte no Brasil: A arte telemática criada por artistas brasileiros para a Internet”.
Em 2002, escreve diversos artigos relacionados com a pesquisa “Web Arte no Brasil” em publicações da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), Faculdade Cásper Líbero e outros espaços. Neste mesmo ano, passa a lecionar Computação Gráfica nas Faculdades Integradas de Guarulhos (SP).
Em 2003, passa a fazer parte do grupo Poéticas Digitais da Escola de Comunicações e Artes da USP. Neste ano, produz oArtéria 8, em co-organização com o poeta Omar Khouri, web site de poesia digital, com a participação de cerca de quarenta artistas e poetas de diversos meios. Ainda em 2003, defende dissertação com o tema "Web Arte no Brasil: Algumas poéticas e interfaces no universo da rede Internet", onde discute a produção brasileira de arte para a rede Internet, no Instituto de Artes da UNICAMP.
No ano de 2004, inicia sua pesquisa em nível de Doutorado na ECA-USP, pesquisando a arte crítica dos novos meios. Neste mesmo ano, leciona no Instituto de Artes da UNESP.
Em 2006, produz a revista digital-objeto NÓISGRANDE, lançada na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de poesia e literatura, em abril. No mesmo ano, é colaborador do siteCronópios - Literatura & Arte no Plural, na seção Internet.
Em 2007, conclui sua pesquisa de Doutorado na ECA-USP sob o título "CTRL+ART+DEL: contexto, arte e tecnologia" em 10 de dezembro. Realiza também, com a artista Soraya Braz, os trabalhos Roaming e Grampo, apresentados respectivamente no II Mobilefest (SESC Av. Paulista) e na Exposição 27 Formas (Paço das Artes), ambos em São Paulo. Estes trabalhos apropriam-se de sensores de radiação eletromagnética presentes em penduricalhos para telefones celulares.
Em 2008, participa da Campus Party Brasil, considerado o maior evento de Internet e tecnologia do mundo, juntamente com a artista Soraya Braz, expondo e discutindo os trabalhos Grampo eRoaming no Campus Futuro/Mobilefest. O evento contou com a visitação de mais de 50.000 pessoas. No mesmo ano, participa do FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (Centro Cultural FIESP), em São Paulo, apresentando os trabalhosRoaming e Freakpedia (realizado com Edgar Franco).
Em 2009, passa a integrar o corpo docente do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), enquanto professor adjunto da área de Artes Visuais e Tecnologia Digital.
Em 2010, lança o livro "CTRL+ART+DEL: Distúrbios em arte e tecnologia", através da Editora Perspectiva e FAPESP. O livro traz questões recorrentes na produção de arte tecnológica e reflexões sobre experimentações artísticas de FON. No mesmo ano, o trabalho Captas (realizado com Soraya Braz) é apresentado na Mostra SESC de Artes - São Paulo. Antes disso, Captas foi também apresentado no Mobilefest, no MIS-SP, e também em outras exposições de arte e tecnologia em Brasília, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Ainda em 2010, Fabio FON lança o projeto interinstitucional 10 Dimensões: Diálogos em Rede, Corpo, Arte e Tecnologia (UFRN-UFPB-IFRN-FAPERN), sob sua coordenação. Em dez diferentes encontros mensais, o projeto apresentou discussões e trabalhos em arte, ciência e tecnologia com a presença de pesquisadores de diferentes regiões do país, em Natal (RN) e João Pessoa (PB).
Em 2011, participa do FILE Porto Alegre e FILE São Paulo, este último com o trabalho Via Invisível. Retorna a São Paulo, integrando-se ao Grupo de Pesquisa cAt: Ciência, ARTE e Tecnologia, equipe sob a coordenação do Prof. Dr. Milton Sogabe (UNESP). Participa da Mostra Paradas em Movimento: Videopoéticas no Centro Cultural São Paulo, sob a curadoria de Elson Fróes, com os videopoemas Revolátil e Poemaparte II.
Em 2012, inicia pesquisa em pós-doutorado no Instituto de Artes da UNESP, em São Paulo. Participa como palestrante na quinta edição da Campus Party Brasil, em São Paulo. 












Fonte de pesquisa:-l http://www.fabiofon.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário